Home

Enigmas, 2015.

Centro Municipal de Arte

Hélio Oiticica,

Rio de Janeiro, Brasil.

Biografia

Currículo

Instalações

Trabalhos recentes

Trabalhos recentes

A mostra, que, segundo a própria artista plástica, também poderia ser classificada como uma instalação, é construída como uma espécie de laboratório, e faz uso de imagens, fósseis, pedaços de pele e caixas de sal, tudo para fazer referência a objetos com os quais o ser humano tem contato desde que a humanidade começou a se desenvolver.

 

“Entre os elementos que mais chamam a atenção dos visitantes está uma reprodução do alfabeto grego — a intenção é mostrar como o ser humano começou a desenvolver e a aperfeiçoar a escrita. Uma espécie de registro do início da cultura escrita”, diz a artista gaúcha, que exibe trabalhos desde a década de 1960 e, em 1976, teve obras expostas na Bienal de Veneza.

 

Carlos Brito

 

(Fonte: Jornal O Dia)

Publicado em 12 de março de 2015

Videos

PORTUGUES

Textos

ENGLISH

ESPAÑOL

Contato

Per gli Ucelli.

Instalação, Octógono,

Pinacoteca do estado,

São Paulo, Brasil

Imagens em migracao, 2009

Retrospectiva, MASP

Sao Paulo, Brasil.

Casas Ubu, 2008

Galeria Vermelho

São Paulo, Brasil.

Na série Casasubu, de Vera Chaves Barcellos, a manipulação digital é usada não para "maquiar" o real - como interpretariam alguns adeptos da tecnologia analógica , mas como estratégia de representação da realidade. A artista utilizou um aplicativo de geração e tratamento de imagens de modo a evidenciar a variedade de estilos arquitetônicos e materiais utilizados na construção das casas de uma praia no Espírito Santo. No ato de recortar, colar e sobrepor fragmentos de imagens, a artista refere-se ao modo construtivo das casas: edificadas como se fossem fotomontagens.

 

Em sua manipulação deliberada do real, Vera Barcellos se diferencia da postura que regeu boa parte do documentarismo do século XX: o princípio da não- interferência.

 

O Grão da Imagen, 2007

Retrospectiva 40 anos da artista

Santander Cultural

Porto Alegre, Brasil.